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Abertura Giuoco Piano
Abertura Giuoco Piano


 

 
Imagem:chess_zhor_26.png
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a8 b8 c8 d8 e8 c5 g8 h8
a7 b7 c7 d7 e7 f7 g7 h7
a6 b6 c6 d6 e6 f6 g6 h6
a5 b5 f8 d5 e5 f5 g5 h5
a4 b4 c4 d4 e4 f4 g4 h4
a3 b3 c3 d3 e3 f3 g3 h3
a2 b2 c2 d2 e2 f2 g2 h2
a1 b1 c1 d1 e1 f1 g1 h1
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A abertura Giuoco Piano é uma abertura de xadrez, semelhante à abertura italiana, caracterizada pelos movimentos:

  1. e4 e5

  2. Cf3 Cc6

  3. Bc4 Bc5

O Giuoco Piano (italiano: "jogo calmo"), é a abertura mais antiga de que se tem registro. O português Damiano a utilizava no início do século XV e o italiano Gioacchino Greco, no início do século XVI. Devido ao trabalho de Greco na abertura, é também algumas vezes chamada Abertura italiana, entretanto aquele temo é também mais utilizado para descrever a posição após 1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bc4. A abertura Giuoco Piano foi popular durante o século XIX, mas modernos refinamentos no jogo defensivo levam mais mestres a utilizarem aberturas como a Ruy Lopez que oferecem às peças brancas mais chances para longa duração da partida.

O bispo italiano branco em c4 evita que as pretas avancem pelo centro com ...d5 e ataca a casa vulnerável f7. As brancas planejam dominar o centro com d2-d4 para atacar o rei preto. Já as pretas pretendem liberar seu jogo ao trocar peças e jogar o peão em d7-d5, ou mantendo seu peão central em e5.

Variantes

As principais variantes a partir do quarto movimento das brancas são

Linha Principal (4. c3)

Na linha principal, as brancas jogam 4.c3, numa preparação para um avanço no centro em d4. As pretas podem tentar manter um ponto forte no centro em e5 com 4...Qe7. Essa linha pode continuar com 5.d4 Bb6 6.0-0 d6 7.a4 a6 8. h3 Nf6 9.Re1 0-0.

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a8 b8 c8 d8 e8 f8 g8 h8
a7 b7 c7 d7 e7 f7 g7 h7
a6 b6 c6 d6 e6 f6 g6 h6
a5 b5 c5 d5 e5 f5 g5 h5
a4 b4 c4 d4 e4 f4 g4 h4
a3 b3 c3 d3 e3 f3 g3 h3
a2 b2 c2 d2 e2 f2 g2 h2
a1 b1 c1 d1 e1 f1 g1 h1
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Ataque Greco após 7...Nxe4

 

Ataque Greco

Uma outra possibilidade de resposta das pretas, mais agressiva, é 4...Nf6. Essa jogada foi analisada por Greco no século XVII. No Ataque Greco, as brancas sacrificam peças visando criar uma armadilha. O jogo continua

4. c3 Nf6

5. d4 exd4

6. cxd4 Bb4+

7. Nc3 Nxe4

Greco encorajava um ataque sobre a torre da rainha das brancas, com 8.O-O, permitindo 8...Nxc3!? 9.bxc3 Bxc3 10.Qb3; se as pretas capturarem a torre branca com 10...Bxa1, as brancas ganham a rainha preta com 11.Bxf7+ Kf8 12.Bg5 Ne7 13.Re1. Esta armadilha atualmente é bastante conhecida, e as pretas podem evítá-la jogando 8...Bxc3. Após 8...Nxc3 9.bxc3 o melhor é 9...d5! 10.cxb4 dxc4 11.Re1+ Ne7 12.Qa4+! Bd7 13.b5 O-O 14.Qxc4 Ng6!

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a8 e1 e2 e1 e2 f8 g8 e1
a7 b7 c7 d7 e7 f7 g7 e2
e2 e1 e2 d6 e2 e1 e2 h6
e1 e2 e1 d5 e1 f5 g5 e2
e2 e1 e2 e1 e4 e1 e2 e1
e1 e2 e1 e2 e1 e2 e1 e2
a2 b2 e2 e1 e2 f2 g2 h2
a1 b1 c1 d1 e1 f1 g1 h1
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Ataque Moller após 17...O-O

Essa linha foi ressuscitada em 1898 pelo enxadrista dinamarquês Jørgen Møller, no Ataque Moller, onde as brancas sacrificam um peão pelo desenvolvimento e iniciativa: 8.O-O Bxc3! 9.d5 Bf6 (9...Ne5 também é interessante; uma possível continuação seria 10.bxc3 Nxc4 11.Qd4 f5 12.Qxc4 d6) 10.Re1 Ne7 11.Rxe4 d6 12.Bg5 Bxg5 13.Nxg5 h6!? (é considerado que 13...O-O 14. Nxh7! levaria a um empate num jogo perfeito, apesar das pretas terem mais oportunidades para errar) 14.Bb5+ (após 14.Qe2 hxg5 15.Re1 Be6! 16.dxe6 f6 17.Re3 c6 18.Rh3 Rxh3 19.gxh3 g6 é duvidoso se as brancas teriam sido compensadas pelo sacrifício de seu peão, de acordo com o MI Larry Kaufman; 14.Qh5 0-0 15.Rae1 Ng6! também favorece as pretas) 14...Bd7 15.Qe2 Bxb5 16.Qxb5+ Qd7 17.Qxb7 (17. Qe2 Kf8 ganha um segundo peão) 17...O-O e as pretas, pelo menos, estão equilibradas com as brancas.

Contudo, se as brancas não quiserem fazer um gambito, elas podem jogar 7.Bd2 ao invés de 7.Nc3, continuando com 7...Bxd2+ (Kaufman recomenda 7...Nxe4!? 8.Bxb4 Nxb4 9.Bxf7+ Kxf7 10.Qb3+ d5!? (10...Kf8 11.Qxb4+ Qe7+ 12.Qxe7+ Kxe7 é mais seguro, levando a um final de jogo equilibrado) 11.Ne5+ Ke6! 12.Qxb4 c5!?) 8.Nbxd2 d5 9.exd5 Nxd5 10.Qb3 Nce7 (10...Na5 é melhor, convidando a uma repetição de movimentos 11.Qa4+ Nc6 (ameaçando 12...Nb6) 12.Qb3 Na5) 11.0-0 0-0 12.Rfe1 c6. Nesta posição as brancas tem maior liberdade, porém seu peão da rainha está isolado, o que pode vir a ser uma fraqueza.

Giuoco Pianissimo (4. d3)

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a8 b8 c8 d8 e8 c5 g8 h8
a7 b7 c7 d7 e7 f7 g7 h7
a6 b6 c6 d6 e6 f6 g6 h6
a5 b5 f8 d5 e5 f5 g5 h5
a4 b4 c4 d4 e4 f4 g4 h4
a3 b3 c3 c2 e3 f3 g3 h3
a2 b2 c2 c3 e2 f2 g2 h2
a1 b1 c1 d1 e1 f1 g1 h1
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Com 4.d3, as brancas jogam o Giuoco Pianissimo (jogo calmíssimo, em italiano). As brancas visam um avanço lento evitando o avanço a d4 até que este esteja preparado. Ao evitar um confronto imediato no centro, as brancas impedem a liberação de tensão prematura através de trocas e entra num jogo posicional, com mais manobras. Se as brancas jogarem c2-c3, a posição pode tomar algumas características da Ruy Lopez, se seu bispo retornar à c2 atráves de Bc4-b3-c2. Apesar de sua fama de levar a empates, esta variação tornou-se mais popular, após ser usada por John Nunn na década de 1980.

Gambito Italiano (4. d4)

Esta variação usualmente é jogada como uma alternativa às linhas mais fechadas e calmas do Giuoco Piano. As pretas podem capturar com o peão (uma transposição para o Gambito Escocês), com o cavalo (jogada considerada fraca, pois permite que as brancas joguem 5.Nxe5, atacando f7 com o bispo e o cavalo, além de dar maior controle do centro às brancas), ou com o bispo (considerada a melhor jogada).

Gambito Evans (4. b4)

Abertura muito usada pelos enxadristas românticos, no Gambito Evans as brancas sacrificam um peão em troca de iniciativa e acelerar seu desenvolvimento.

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